sábado, 25 de setembro de 2010

Conclusão


A pioneira no processo da Revolução Industrial onde ocorreu a mecanização dos sistemas de produção no início do século XVIII foi a Inglaterra, por possuir reservas de carvão mineral, principal fonte de energia para produzir o vapor que movimentava as maquinas e locomotivas na época.
Nas fábricas as condições eram precárias e os salários eram muito baixos, os empregados não tinham direito algum e ainda eram submetidos a castigos físicos pelos patrões. Esses fatores colaboraram para o surgimento de sindicatos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houveram também movimentos mais violentos como o Ludismo (quebradores de máquinas). Já o Cartismo foi mais brando, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
A Revolução tornou a produção mais eficiente e os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo, e gerou um desenvolvimento tecnológico expansivo jamais visto até aquele momento. Mas infelizmente as máquinas foram substituindo a mão de obra humana e trazendo conseqüências nocivas para a sociedade e o meio ambiente, como o agravamento do efeito estufa.

Um comentário:

  1. Danilo, Igor, Jeniffer, Marcos Vinicius e Milena,
    Parabéns pelo trabalho realizado!
    Um forte abraço,
    Prof. Daniel Angotti
    Curso de ADM
    Universidade de Uberaba

    ResponderExcluir